O Papa Bento XVI recebeu ao terceiro grupo de bispos da Conferência Episcopal Argentina de visita ad limina ao Vaticano e lhes recordou que somente a oração permite transformar o coração dos fiéis, abrindo-os às necessidades de outros.

O Santo Padre animou os prelados a fomentarem em suas dioceses "o exercício da caridade, de modo especial para com os mais necessitados", e sublinhou a importância de cuidar "a oração frente ao ativismo ou a uma visão secularizada do serviço caridoso dos cristãos".

Esse contato assíduo com Cristo na prece transforma o coração dos fiéis, abrindo-os às necessidades de outros, sem inspirar-se, portanto, em "esquemas que pretendem melhorar o mundo seguindo uma ideologia, e sim deixando-se guiar pela fé que atua pelo amor", indicou.

Em seu discurso, recordou que o Senhor confiou aos bispos "um ministério de muito alto valor e dignidade: levar sua mensagem de paz e reconciliação a todas as pessoas, cuidar com amor paternal ao Povo santo de Deus e conduzi-lo pela via da salvação".

"No exercício de seu ministério episcopal, o Bispo deve comportar-se sempre entre seus fiéis como quem serve, inspirando-se constantemente no exemplo daquele que não veio ser servido e sim para servir e dar sua vida em resgate como muitos. Realmente, ser Bispo é um título de honra quando se vive com este espírito de serviço a outros e como participação humilde e desinteressada na missão de Cristo", explicou.

Também assegurou aos prelados que "a contemplação freqüente da imagem do Bom Pastor servirá de modelo e ânimo nos esforços por anunciar e difundir o Evangelho, impulsionar-lhes-á a cuidar dos fiéis com ternura e misericórdia, a defender aos fracos e a gastar a vida em uma constante e generosa dedicação ao Povo de Deus".

Falando dos sacerdotes, o Santo Padre pediu aos bispos que estreitassem "cada vez mais os laços de afeto, respeito e confiança" com eles. "Reconhecendo a abnegação e entrega ao ministério de seus sacerdotes, desejo convidá-los também a que se identifiquem cada vez mais com o Senhor, sendo verdadeiros modelos da grei por suas virtudes e bom exemplo, e apascentando com amor o rebanho de Deus", disse.

O Santo Padre também se referiu à vocação dos leigos e pediu "que sendo conscientes de seus compromissos batismais, e animados pela caridade de Cristo, participem ativamente na missão da Igreja assim como na vida social, política, econômica e cultural do seu país".

Neste sentido assinalou que "os católicos deverão destacar entre seus concidadãos pelo cumprimento exemplar de seus deveres cívicos, assim como pelo exercício das virtudes humanas e cristãs que contribuem a melhorar as relações pessoais, sociais e trabalhistas".

"Seu compromisso os levará também a promover de modo especial aqueles valores que são essenciais ao bem comum da sociedade, como a paz, a justiça, a solidariedade, o bem da família fundada sobre o matrimônio entre um homem e uma mulher, a tutela da vida humana da concepção até sua morte natural, e o direito e obrigação dos Pais a educar os seus filhos segundo suas convicções morais e religiosas", concluiu.