O Presidente da Conferência Episcopal Chilena (CECH), Dom Alejandro Goic, pediu aos empresários farmacêuticos ser honestos ao momento de taxar o preço dos remédios para não afetar ao povo, que é o que mais carece de recursos para adquirir os medicamentos.

O Prelado fez esta declaração logo que o Tribunal chileno da Livre Competição aceitou que a rede Farmácias Ahumada (FASA) pague um milhão de dólares depois de ter confessado uma cumplicidade com suas duas principais competidoras para subir os preços dos remédios. Entretanto, as outras duas firmas envolvidas, Salcobrand e Cruz Verde, negaram as acusações.

Em declarações à imprensa, Dom Goic disse que este caso “reflete um espírito de mau uso do capital”, por isso pediu aos grandes empresários ser “profundamente honestos”.

“Doeu-me muito este tema que significa o sofrimento dos mais pobres e sobre tudo o sofrimento dos pobres doentes que não tinham os recursos para conseguir os remédios”, expressou.

O Presidente da CECH disse que embora seja um episódio doloroso, “terá que dar graças a Deus também porque pelo menos, por parte de alguns, houve reconhecimento da culpa”.

Dom Goic assinalou que “detrás disso há um problema muito de fundo que o Papa Bento XVI afirmou muito bem: quando prima a lógica do lucro, não importam os outros; quando prima a lógica do compartilhar, prima a solidariedade e a preocupação por outros”.