80 por cento das mulheres grávidas que vão à Associação Redmadre (“Rede mãe”)  em busca de apoio optam por não abortar, conforme assegurou hoje seu porta-voz em Coruña, Isabel Corrente, na apresentação nesta cidade da campanha "Sua vida é tua vida" que, junto ao Foro da Família se apresentarão nos próximos dias em distintas cidades galegas.

Isabel Corrente assegurou que em Coruña esta associação atendeu em seu primeiro ano de funcionamento a 60 mulheres, mediante o apoio de voluntários que as assessoram e as acompanham também no processo da gravidez com o cuidado de seus outros filhos, as acompanhando na visita aos médicos ou lhes oferecendo a ajuda que precisem. Assegurou que seu principal objetivo "é que as mulheres não se sintam sozinhas e que decidam com liberdade, porque muitas vezes o aborto é a única solução que lhes expõe".

"A mim que espero meu quinto filho quando fui à Segurança Social o primeiro que me perguntaram é se queria abortar quando não estou em nenhum suposto", assinalou a porta-voz de Redmadre em Coruña ao explicar a situação que passam algumas mulheres grávidas. Redmadre –que conta com 17 associações provinciais, delas três na Galícia (A Coruña, Pontevedra e Ourense)– participará dos próximos dias, junto ao Foro da Família, na apresentação na Galícia da campanha "Sua vida é tua vida: a defesa da vida uma provocação para o século XXI" que inclui a organização de mais de 11 mil conferências em toda a Espanha.

A campanha se apresentará nos próximos dias as cidades do Vigo, Pontevedra, Lugo e Ourense.

Proteção do não nascido e da mãe

Rafael Viçoso, diretor de projetos do Foro Espanhol da Família, assegurou que sua intenção é, ante o projeto do Governo de ampliar os prazos da Lei do Aborto, "conscientizar" à cidadania sobre as alternativas ao aborto.

"Qualquer lei deve proteger ao não nascido e também à mulher e a seu direito à maternidade", indicou Rafael Viçoso, quem assegurou que o aborto "converteu-se, depois do tráfico de armas e da droga, no terceiro negócio a nível mundial" e advogou por uma mudança cultural sobre a concepção que existe respeito ao aborto.

Os porta-vozes do Foro da Família e de Redmadre reclamaram também hoje o debate no Parlamento galego da iniciativa legislativa popular apresentada para a criação de uma rede solidária de apoio à mulher grávida, que ajude a identificar e procurar soluções alternativas ao aborto.

Esta iniciativa se apresentou também em outras comunidades autônomas e na Castilla-Leão já se aprovou a primeira lei deste tipo. Na Galícia se recolheram quase 25 mil assinaturas de apoio a esta iniciativa pelo que agora está pendente seu debate na Câmara galega.