Caritas Internationalis ajudará a 100 mil pessoas afetadas pelo conflito bélico no Sri Lanka, com mantimentos, água potável, remédios básicos e assessoria; para o qual lançou uma campanha para reunir os recursos necessários que se estimam em 2.5 milhões de dólares.

O Diretor do Caritas Sri Lanka, Pe. Damian Fernando comenta que a situação da população no setor do Vanni, apanhada na zona do conflito entre os rebeldes e as forças do governo é muito crítica. "As pessoas estão padecendo um terrível sofrimento nos ataques diários. Muitas crianças estão na zona de guerra" e "o acesso à ajuda médica para os feridos é escassa. As pessoas possuem poucos mantimentos e água para semanas".

O sacerdote disse também que "ambas as partes devem assegurar-se de que o sofrimento das pessoas termine. Caritas está pedindo ao governo e aos rebeldes que garantam o amparo dos civis. É essencial que os bombardeios nas zonas seguras se detenham e que os civis possam sair da zona de combate. Somente o diálogo pacífico dará solução a este conflito".

O Pe. Fernando fez um chamado para que "a comunidade internacional desperte ante os sofrimentos que testemunhamos no Sri Lanka. Chamamos as Nações Unidas para que ponha ao Sri Lanka como uma prioridade e use os meios necessários para que ambas partes cheguem a uma solução através da negociação".

Mais informação: nicholson@caritas.va