O Núncio Apostólico na Espanha, Dom Manuel Monteiro de Castro, assinalou que o Ano Sacerdotal convocado pelo Papa Bento XVI que se iniciará este 19 de junho deve contribuir "à renovação interior dos sacerdotes no redescobrimento alegre da própria identidade, da fraternidade no próprio presbitério, da relação sacramental com o próprio Bispo".

Assim o indicou em seu discurso no primeiro dia da Assembléia Plenária da Conferência Episcopal Espanhola, aonde o Ano Sacerdotal foi um dos temas ao qual se referiu. Ao respeito o Prelado disse que "esta ocasião servirá para que mediante o aprofundamento teológico-espiritual, os sacerdotes renovem a consciência de sua própria identidade e fortaleçam sua tensão missionária e, ao mesmo tempo, mostrem uma particular atenção à 'indispensável e prioritária promoção das vocações ao ministério ordenado'".

Seguidamente o Núncio assinalou que "é obrigação do Bispo promover as vocações, e não só ao sacerdócio, mas seu interesse ficará infecundo se não contar com a implicação direta, pessoal e entusiasmada dos mesmos sacerdotes. Estes devem compreender que a fecundidade de sua ação pastoral se mede, entre outros parâmetros, pela promoção de vocações ao sacerdócio e, em geral, à vida consagrada".

"Que o exemplo e a intercessão de São João María Vianney e, também na Espanha, de São João de Ávila, acendam no coração dos sacerdotes um renovado espírito conforme ao Coração de Cristo", concluiu.