A organização Vida Humana Internacional (VHI) outorgou o prêmio Cardeal Von Galen ao Arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, quem fora alvo de ataques de diversas índole por defender a doutrina da Igreja sobre a defesa da vida no trágico caso  de uma menina grávida submetida a um aborto.
Conforme recorda VHI, “em março o Arcebispo Sobrinho declarou que os médicos e conselheiros católicos que facilitaram o aborto dos gêmeos concebidos por uma menina de nove anos incorreram por si mesmos em excomunhão latae sententiae (automática). Apesar da sensatez doutrinal de sua decisão, o Arcebispo Sobrinho foi ofendido por críticos dentro e fora da Igreja”.
O Padre Thomas J. Euteneuer, Presidente de VHI, explicou que o "Arcebispo Sobrinho atuou com grande compaixão para a menina e sua família, e com um valor ainda major ao tomar uma decisão com a certeza de que seria impopular”.
O Prêmio Cardeal Von Galen é concedido aos bispos de todo o mundo que defendem com valentia a vida da concepção até a morte natural. O Prêmio honra ao Beato Clemente Augusto Von Galen (1878-1946), quem fora Bispo de Münster (Alemanha) durante a era nazista. Conhecido como o "Leão de Münster", Von Galen serve e defendeu aos pobres e os doentes, protestando contra da eutanásia e a perseguição dos judeus.
Entre os bispos que receberam o galardão figuram o falecido Cardeal Alfonso López Trujillo da Colômbia e o Arcebispo do Guaiaquil, Dom Antonio Arregui.