O Arcebispo de Durango, Dom Héctor González, alentou aos fiéis a aprofundar a Paixão de Cristo porque ela “projeta luz” sobre os sofrimentos e “as circunstâncias sociais que vivemos”.
Em sua Exortação Pascal, o Prelado lamentou que a situação de insegurança e violência que vive o México não tenha melhorado com a passagem dos anos, senão pelo contrário se acrescentou. Nesse sentido, indicou que a Exortação Pastoral pela saúde e a vida publicada em agosto de 2008 “segue vigente e ainda é muito aproveitável”.
Dom González indicou que “faz aproximadamente cinqüenta anos que nossa vida cívico–social se vem deteriorando, por causas do entorno mundial, principalmente a postmodernidade ou pensamento débil e suas manifestações de construtivismo relativismo doutrinal e moral, redutivismo moral e ético e o fenômeno da globalização mundial”.
Do mesmo modo, assinalou que a população se sente desorientada, “sem autoridade competente que ponha ordem”; mas além disso “clama pela ajuda de seus pastores”, embora eles se encontram em situação parecida porque também foram alcançado pela insegurança e a extorsão.
Diante disso, Dom González chamou os fiéis a recorrer à oração, “confiando firmemente na Divina Providência que nos guarda e protege diariamente”. Mas também a recorrer à denúncia anônima, superando o medo, “com a conseguinte segurança de que também nós temos poder e algo ou muito podemos fazer, rebatamos o narcotráfico, cuidemos nossas famílias, nos organizemos solidariamente, acudamos confidencialmente às autoridades, etc.”.
“As famílias, previnam e protejam a seus filhos; ponham atenção aos cuidados deles. Lhes evitem os video-jogos propensos à violência. Fomentem mais a convivência familiar”, assinalou.
“A vida de Jesus –assegurou–, é o único critério para saber quais são os bens de acima que levam semente de eternidade: fazer o bem com simplicidade, procurar a justiça, viver na verdade e na sinceridade, atender aos necessitados, só em Deus pôr nossa esperança”.