Desde sua casa em Masicurí, Vallegrande, onde descansa do fim de semana, o Arcebispo de Santa Cruz, Cardeal Julio Terrazas, declarou à rede PAT que, embora o atentado contra sua residência, “medo não tenho. Dizer que não vou falar mais, isso seria trair minha missão, que vai além de minha própria vida”.
O Cardeal explicou que recebeu a notícia sobre o atentado com calma, quando terminava de fazer suas orações matinais com outros sacerdotes que o acompanhavam.
“Não reagi dizendo mas que coisa tão estranha que isto me aconteça , só disse: Era o único que faltava”, sustentou. Do mesmo modo, condenou a forma em que atuaram os que provocaram o estalo do artefato explosivo em sua vivenda.
Por sua parte, o Bispo de Oruro, Dom Cristóbal Bialasik, pediu às autoridades que esclareçam o confuso incidente. “Para mim é difícil compreender isto, pois pode ser que seja um rechaço a alguma pessoa, pode ser que não gostaram das reclamações que fez o Cardeal ante a realidade bastante difícil que estamos vivendo, assim não sabemos que motivo se esteja escondendo por trás deste fato”, assinalou.
“Graças a Deus o Cardeal não estava em sua casa, porque está ainda em uma etapa de recuperação, por isso não passou a maiores, entretanto, existem muitos danos materiais”, acrescentou Dom Bialasik.
“Sabemos bem –concluiu– que na história de nosso povo boliviano nunca aconteceu isto, que alguém atente contra a vida dessa forma e menos contra uma autoridade tão grande como é o Cardeal”, manifestou.
Ontem, o governo informou sobre a captura de supostos terroristas, que teriam declarado ser os que atentaram contra a casa do Cardeal Terrazas, por isso essas investigações poderiam esclarecer os fatos.