Uma inédita “Regra para os esposos” escrita pelo Cardeal Karol Wojtyla em 1968 para ajudar aos esposos a implementar a aplicação da Encíclica Humanae Vitae publicada esse mesmo ano pelo Papa Paulo VI foi publicada em sua integridade esta quinta-feira pelo jornal italiano “IL Messaggero”.
A “Regra para os esposos” foi descoberta recentemente por um aluno do Instituto João Paulo II para a Vida e a Família da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, e será apresentada oficialmente em italiano em 24 de abril, mas uma versão íntegra foi publicada na quinta-feira pelo jornal romano.
“Na convicção do futuro Papa polonês… existe uma preocupação profética da crise de valores que atravessa o destino da sociedade ocidental e de seus modelos”, escreve a coluna editorial que acompanha à publicação.
Na introdução da “Regra”, o futuro Papa João Paulo II escrevia que esta “surge de uma série de experiências pastorais com alguns casais de esposos e, ao mesmo tempo, sobre a base da experiência matrimonial dos próprios esposos”.
No documento, o Cardeal Wojtyla elogia a encíclica Humanae vitae como um documento “que volta a propor aos esposos e a seus pastores as exigências evangélicas de um matrimônio autenticamente cristão”; e sugere que o grupo de esposos que adote sua “regra” tome o nome de Humanae vitae”.
A Regra, além disso, escreve o futuro Pontífice, “dirige-se aos casais matrimoniais em sua integridade e não aos cônjuges de maneira individual. É importante, de fato, que esta seja adotada e praticada pelos casais de esposos e não dos maridos ou das esposas, sem o compromisso de seus respectivos cônjuges”.
O então Cardeal de Cracóvia (Polônia), explica que o fim dos grupos “Humanae vitae” “é o compromisso contínuo para uma aproximação espiritual, a fim de que o ensinamento integral de Cristo Senhor sobre o matrimônio e a família, anunciado pela Igreja, possa cumprir-se em seu matrimônio com plena compreensão e com pleno amor”.
“Trata-se, portanto, de formar uma adequada espiritualidade, quer dizer, uma vida interior, que permita configurar a vida conjugal e familiar de modo cristão. Tal espiritualidade não pode existir em uma forma definitiva sobre o modelo das congregações religiosas, senão que deve ser constantemente refeita”, diz finalmente a introdução.
Ainda não se fez nenhum anuncio sobre a possível publicação da “Regra” em espanhol, e a versão completa em italiano não está disponível em Internet.