Susan Boyle é uma católica escocesa que durante anos cantou na paróquia de seu povoado. Agora se converteu na nova sensação de Youtube e do programa "Britain's got Talent" (Grã-Bretanha tem talento) aonde se apresentou faz uns dias e deslumbrou à audiência e aos juizes com sua melodiosa voz, a quem conquistou com seu talento.
Em sua apresentação de 11 de abril, Boyle comentou que gostaria de converter-se em uma cantante profissional, ao que o público respondeu com risadas e comentários céticos. Entretanto, sua interpretação de "I Dreamed a Dream” (Sonhei um sonho) do musical teatral Os Miseráveis cativou à audiência que a ovacionou em pé.
Os juizes, que de maneira unânime decidiram que siga avançando no concurso, renderam-se diante dela e um deles chegou a dizer que "dou-lhe o maior sim que já dei na história deste concurso".
Susan é uma católica da localidade escocesa de Blackburn em West Lothian. Nasceu com uma descapacidade para a aprendizagem mas sempre sonhou com chegar a ser cantante profissional, indica o Time Online.
“Sempre fui musical: gritava quando era uma bebê, cantava com um pincel ou na ducha", comenta também a Deadline Scotland. "Foi minha mãe quem me fez cantar adequadamente. Ela sabia que tinha que fazer algo com minha voz porque sabia que tinha talento".
Depois de expressar que ainda não acredita o sucesso que obteve, Susan lembra que foi sua mãe quem "a animou a unir-se a um coro faz muitos anos, quando tinha 12. Lembro que me disse que comece com o coro para ver aonde chegava com isso".
Boyle explica além que sempre se limitou a cantar no coro da Igreja a que assiste a karaokês para poder cuidar de sua anciã mãe, que faleceu faz dois anos quando tinha 94. Ela deixou de cantar quando isso aconteceu, precisa The Time Online. "Pensei que seria bom fazer um recesso. Senti que era o apropriado", assinalou.
Susan, solteira e com sete irmãos, considera que a hostilidade inicial do público diante do qual cantou no Britain's got talent" deve-se a que "a sociedade moderna é muito dada a julgar às pessoas por sua aparência".
“Não se pode fazer muito a respeito porque é a maneira como pensam, é sua forma de ser. Mas talvez isto lhes possa ensinar uma lição, sentar um precedente", acrescentou.
Segundo a imprensa dos Estados Unidos, Boyle foi ovacionada na Missa de Ressurreição de sua paróquia. Em diálogo telefônico com The Washington Post, seu pároco, o Pe. Ryszard Holuka, comentou que "estamos muito orgulhosos dela" e descreveu a Susan como um "alma tranqüila".
"Em algumas reuniões e festas de aniversário, ela ficava de pé e cantava. Nunca se vangloriou de sua voz, esta é a primeira vez que foi reconhecida publicamente".
O vídeo mais visto da apresentação da Susan Boyle, que já se aproxima das 14 milhões de vistas, pode ver-se (em inglês) em: http://www.youtube.com/watch?v=9lp0IWv8QZY