O Superior General do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs (Irmãos de La Salle), Ir. Álvaro Rodríguez Echeverría, escreveu um comunicado pela próxima beatificação do irmão Rafael-Luis Rafiringa em 7 de junho; em que se referiu a ele como “modelo não só para Madagascar mas para o Instituto todo e a Igreja”.
O Superior Geral expressou sua gratidão pela boa notícia de que o dia da Santíssima Trindade, o Irmão Rafael-Luis Rafiringa será beatificado em Antanarivo, Madagascar. A beatificação será presidida pelo Arcebispo Angelo Amato, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos”.
Do mesmo modo, o Superior recordou que “o irmão Rafael foi talentoso e eficaz como educador, catequista e líder. Durante um tempo em que os missionários estrangeiros foram expulsos do país, o Irmão Rafael foi eleito como Presidente da União Católica para a Madagascar, dirigindo a Igreja durante o período de grande oposição. Foi nomeado Membro da Academia da Madagascar e recebeu a Medalha do Mérito Civil pelo êxito de seus esforços para normalizar as relações entre Madagascar e França”.
“O Irmão Rafael foi um homem de Deus que trabalhou no ensino, trabalhando com o pobre, escrevendo livros e compondo poesias e música. O Beato Rafael-Luis Rafiringa é um modelo não só para a Madagascar mas para o Instituto todo e a Igreja”, disse.
Finalmente, o Superior anunciou que para comemorar este acontecimento se imprimirão distintos materiais para acrescentar a devoção ao que será um novo beato da família de La Salle.