O novo Arcebispo de Toledo, Dom Braulio Rodríguez, enviou hoje sua primeira saudação aos fiéis de Toledo, a quem desejou uma feliz Páscoa e lhes pediu rezar pela missão que o Papa Bento XVI o encomenda ao serviço da Arquidiocese Primaz da Espanha.
Desde Valladoli, o Arcebispo saudou primeiro a seu predecessor, Cardeal Antonio Cañizares, e agradeceu ao Papa Bento XVI havê-lo nomeado como pastor da Arquidiocese de Toledo. "Com todo meu amor filial agradeço vivamente àquele em quem hoje vive Pedro semelhante amostra de confiança. Com sua pessoa e seu testemunho de fé me sinto reconfortado e fortalecido", expressou.
Seguidamente o Arcebispo ressaltou como o Bispo, como "sucessor dos Apóstolos, sente a extraordinária desproporção entre o que lhe pede como Vigário de Cristo para seus fiéis e o que ele pode dar. Trata-se de representar a Cristo como pai e pastor, a quem deve seguir como discípulo por Ele chamado".
Por isso, continuou, "peço-vos, irmãos, que comeceis já a orar por mim, para que seja bom bispo, à frente dessa porção do Povo de Deus que é a Igreja de Toledo, com a inestimável colaboração dos sacerdotes".
"Rogai a Jesus Cristo por mim; também à Mãe do Senhor e aos grandes Santos e santas toledanos. Vem-me à memória São Ildefonso, tão esclarecido guia de seu povo, quando a Liturgia da Igreja na Espanha era celebrada no venerável rito Hispano, que, graças a Deus segue vivo em Toledo, onde recebeu o nome de Mozárabe: é um serviço inestimável a nosso povo. Se juntam também em minha memória tantos veneráveis pastores toledanos; penso agora no Venerável Cardeal Sancha, que logo será beatificado".
Depois de agradecer a alguns bispos amigos seus, o Prelado sublinha que "não vos esqueço a vós, irmãos toledanos, sacerdotes, religiosos, consagrados, fiéis leigos. Juntos –assim o peço ao Senhor– vamos começar esta aventura surpreendente de caminhar na tarefa eclesiástica, de uma Igreja que está em marcha com vitalidade surpreendente".
"Não esqueçais  que a Igreja é um mistério que nos transborda, mas também é uma realidade visível e muito concreta que formamos todos em Jesus Cristo: Ele não tem sucessor; sem o Ressuscitado não há Igreja. Por isso cativa que em cada Igreja particular ou Diocese aconteça a Igreja de Deus, uma, Santa, católica e apostólica. Eis aqui o que torna possível viver em cada momento a vida da Igreja: a infinita beleza do Cristo total, sua Presença salvadora!"
Seguidamente o Arcebispo manifestou que "o importante não é o que eu agora pudesse eu vos prometer; o decisivo é que sou consciente de que tenho que vos mostrar a Cristo, e que não me importa o que é vosso, mas as vossas pessoas, todas e cada uma. Quero ser para todos, sacerdotes e fiéis; quero formar parte de vós, de modo singelo".
O amor de Cristo, disse logo, "impulsiona-vos a evangelizar, a cuidar dos mais débeis, de quantos estão sofrendo e dão rosto a Cristo pobre e Servo. Peço-vos, irmãos, sobre tudo aos presbíteros, que me ajudeis a servir-vos bem, a realizar o 'serviço do amor' que Cristo trouxe".
Finalmente o Prelado saudou também às autoridades civis de Toledo e ressaltou a "importância que tem a Igreja Católica no dinamismo da sociedade toledana; é uma importância que vem da história de nossa pátria, mas também do que hoje a Igreja faz e serve em ordem a um mundo mais humano, mais justo e mais verdadeiro".