O Bispo de Maracay (Venezuela), Dom Rafael Conde, rechaçou as ameaças lançadas por membros do partido do Presidente Hugo Chávez, e assinalou que o Episcopado na Venezuela seguirá trabalhando sem temor por obter um clima de diálogo.
Membros do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) ameaçaram ao Bispo por suas críticas a recente decisão do governo que condenou a três policiais acusados de crímes por opor-se a decisões ideológicas do governo.
Os militantes exigiram além disso o processamento de todos os Bispos venezuelanos por “desacato à autoridade” de Chávez.
“Não tenho temor às ações que poderiam realizar funcionários do Governo”, disse o Bispo, quem anunciou que a Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) “tentou conversar com autoridades do Executivo Nacional para estabelecer uma Mesa de Diálogo, mas até agora foi impossível”.
“A Igreja sem temor só trabalha pelo bem comum do país”, assinalou Dom Conde, ao anunciar que nos próximos dias a CEV se reunirá para discutir diversos pontos, entre eles, a crescente tensão política.