Ao receber uma condecoração da Ordem Eqüestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado Vaticano, destacou a urgente necessidade de sustentar material e espiritualmente aos cristãos em Terra Santa.
O Cardeal indicou em seu discurso de agradecimento publicado por L'Osservatore Romano, que existe atualmente a necessidade de "sustentar a quantos ainda permanecem testemunhando as gloriosas raízes da vida cristã em Terra Santa".
Neste sentido elogiou o trabalho da Ordem Eqüestre do Santo Sepulcro, conformada por 24 mil membros em todo mundo e liderada pelo Cardeal John Patrick Foley, que sempre está a par das necessidades destes irmãos, concretamente colaborando com o Patriarcado Latino de Jerusalém.
Depois de lembrar que os Pontífices e o atual Papa Bento XVI sempre viram com agrado o trabalho desta Ordem, o Cardeal Bertone destacou que "o amor por Terra Santa é um convite a crescer na fé e o amor a Cristo".
Seguidamente o Cardeal insistiu a que "a mesma paixão que animou a seus predecessores e que os anima a vós mesmos, seja fielmente transmitida às novas gerações. Penso no rico patrimônio humano, moral e espiritual dos Cavaleiros da Ordem do Santo Sepulcro, que através dos séculos mantiveram o espírito original de defensores da fé e a Igreja".
Logo depois de estender aos presentes a saudação e a bênção do Papa Bento XVI, o Secretário de estado pediu acompanhar ao Santo Padre com orações por sua próxima viagem a Terra Santa em maio.
Por sua parte, o Cardeal John Foley detalhou em seu discurso o trabalho da Ordem do Santo Sepulcro: ajuda ao sustento dos sacerdotes, religiosos e religiosas de 68 paróquias, cobre o déficit do Seminário de Beit Jala e de 38 escolas que dependem diretamente do Patriarcado Latino de Jerusalém (23 na Jordânia, 12 em territórios palestinos e 3 no Israel).