Em ocasião das celebrações pelo 3º centenário da presença da Comunidade Servos dos Doentes no Peru, mais conhecidos como padres camilos, o coração de seu fundador, São Camilo de Lelis, chegará a este país em 18 de abril e ficará até 20 de julho.
O coração de São Camilo, explicam –que normalmente está guardado em um relicário de Murano em Roma– foi extraído a mesma noite de sua morte para que “ficasse como sinal de seu amor e de sua entrega total aos pobres e doentes”; e o acharam tão belo, que parecia um rubi, e de tanta grandeza, que ficaram admirados quantos o viram”.
Os camilos, explica a nota de imprensa, chegaram ao Peru em 1709 com o sacerdote siciliano Golbordeo Carami, quem edificou uma capela em Bairros Altos à “Virgem da Boa Morte”. Logo ganhou “o carinho e o afeto do Vice-rei e dos limenhos por sua caridade desinteressada para os doentes pobres” que atendia nos Hospitais São Bartolomeu, Santo André e Santa Ana”.
A começos do século XIX, os também chamados “Padres da Boa Morte” estenderam seu trabalho caridoso e estabeleceram o Seminário São Camilo. Seu trabalho se desenvolveu a começos de 1900 com a incorporação de seu “serviço religioso em vários hospitais de Lima" como o "Arcebispo Loayza" e o "Dois de Maio".
Nos últimos anos seguiram criando distintos hospitais e centros de atenção para doentes em distintas zonas do país, aonde realizam seu trabalho pastoral.
http://www.aciprensa.com/santos/santo.php?id=210