Em um comunicado emitido hoje, a Conferência Episcopal Boliviana (CEB) lamentou e rechaçou "veementemente o atentado criminal desta madrugada à casa do Cardeal Julio Terrazas na cidade de Santa Cruz", que destruiu parte do portão de ingresso e que felizmente não causou vítimas.
Este fato, precisa o comunicado lido pelo Vice-presidente da CEB e Arcebispo de La Paz, Dom Edmundo Abastoflor, "reflete uma atitude de intolerância e o recurso à violência que atentam contra os princípios de convivência democrática em nosso país. A violência, como ação,  nunca é o meio aceitável, não contribui com soluções nas relações humanas e é rechaçada por Deus".
Por isso, os bispos bolivianos pediram "às autoridades locais e nacionais aumentar seus esforços no curso das investigações para dar com os autores deste fato e esclarecer as motivações e responsabilidades que levaram a cometer este delito".
"Um atentado à casa do Cardeal –precisa o texto– é também uma afronta contra sua pessoa, sua dignidade e sua liderança à cabeça da Igreja Católica na Bolívia, e, portanto, contra a Igreja Católica mesma. Por isso a Conferência Episcopal expressa sua proximidade e solidariedade com o  Senhor Cardeal Julio e seus próximos e lhes assegura suas orações".
Finalmente o comunicado da CEB reitera que "a Igreja Católica seguirá cumprindo seu trabalho evangelizador e profético, rechaçando toda forma de violência e contribuindo os princípios e valores humanos e cristãos que fortalecem o estado de direito e o conviver pacífico entre bolivianos".