O Presidente da Conferência Episcopal da Bolívia (CEB), Cardeal Julio Terrazas, destacou que só guiado “pelo espírito de verdade”, o país poderá encontrar o caminho correto para sair da situação atual.

“Se nos deixamos levar pelo espírito da verdade, justiça, amor, da solidariedade”, disse o Prelado, “acredito que podemos encontrar essa luz que só pode vir do Senhor para que não estejamos tropeçando uns nos outros, em nossas obscuridões e em nossas próprias trevas”.

Encerrada a 79ª Assembléia de Bispos da Bolívia, o Cardeal Terrazas exortou aos dirigentes políticos e a população a “escutarem-se mutuamente”, em um diálogo transparente que não recorra a “palavras ofensivas ou que qualifiquem enganosamente”.

Através de um documento que foi apresentado em conferência de imprensa, o Episcopado boliviano se considerou “altamente preocupado” por não conseguirem sair “dos problemas endêmicos” manifestados nos últimos anos. Advertiu que esta situação ameaça a governabilidade, a democracia e inclusive “a mesma viabilidade do Estado boliviano”.

A CEB destacou que isto faz com que temas que deveriam ser motivo de esperança se convertam em “causa de enfrentamentos”, como por exemplo, a Lei de Hidrocarbonetos.

Logo depois de fazer um chamado à unidade nacional, o texto recordou que Deus abençoou a Bolívia “com abundância de riquezas naturais, destinadas a promover o bem-estar de todos seus habitantes”. Por isso, os bispos pediram que tema como a Lei de Hidrocarbonetos e as autonomias, sejam tratados em um acordo que leve a bem comum e evite conflitos.