Dom Alejandro Goic Karmelic, Presidente do Episcopado chileno, destacou em sua mensagem de Páscoa que Jesus ressuscitado alenta aos cristãos a transformar a sociedade, trabalhando por superar a pobreza, promover a vida e a família e dando testemunho de Cristo a todos.
Em sua mensagem titulada "Convocados pelo Jesus Ressuscitado", o também Bispo de Rancagua ressaltou que "esta é a grande boa notícia que ressoa no mundo e que nesta Páscoa 2009 renovamos com alegria, fé e esperança. Ele vive".
Por isso, explicou o Bispo, Jesus ressuscitado convoca a todos os cristãos "para que hoje –aqui e agora– sejamos suas testemunhas", assim como a "criar na família, no trabalho, com os amigos, com os vizinhos, um clima que favoreça a estimativa, o desprendimento, a solidariedade, a preocupação pelo bem de todos".
Depois de indicar que Cristo pede trabalhar para superar a pobreza, o Bispo de Rancagua ressaltou que o chamado neste ano de eleições também é "ao respeito mútuo, além das naturais divergências; a uma campanha limpa e transparente, sem promessas impossíveis de cumprir e que provocam frustração e desencanto da política e dos políticos; a dignificar a nobreza da ação política e da entrega ao bem comum, especialmente dos mais humildes e singelos da região e do país".
"Jesus Ressuscitado nos convoca a servir à Pátria e fazê-la mais eqüitativa e solidária, a abrir e alargar nosso olhar aos mais despossuidos, e a gerar uma coesão social que outorgue integração e bem-estar a todos os que vivemos em nosso Chile amado que se dispõe a celebrar seu Bicentenário".
Finalmente o Prelado assinalou que "Jesus Ressuscitado está ao nosso lado. Ele nos deu seu Espírito. Ele nos reune como comunidade de irmãos para que nos saibamos dar forças e esperanças uns aos outros. Feliz Páscoa de Ressurreição a todos!"