O novo Núncio Apostólico no Panamá, Dom Andrés Carrascosa, assinalou que um dos desafios da Igreja é a "a prioridade de uma autenticidade na vida da Fé. Uma autenticidade que só se consegue com o contato com a Palavra de Deus. É uma prioridade que está tendo este Papa, um empenho de seu pontificado".
Em entrevista concedida à Tribuna Digital de Cuenca, o Arcebispo que está a poucos dias de iniciar sua missão como Núncio em Panamá explicou que assume esta tarefa "sem idéias preconcebidas e sem receitas" para "falar e dialogar com a gente, tratando de compreender. Para isso é necessário percorrer todo o país".
"Os núncios são os embaixadores que mais conhecemos os países nos que estamos porque precisamente estamos em contato com os bispos locais", acrescentou.
Ao comentar sua primeira impressão sobre o Panamá, o Prelado comenta que considera que este é um "país precioso, com gente cordial, acolhedora. Tenho amigos panamenhos e estimo muito sua maneira de ser. Trata-se de um país muito desenvolvido, entre outras coisas a causa do canal do Panamá que une o Atlântico ao Pacífico".
"Sei que vou chegar em plena campanha eleitoral para a Presidência da República, mas não me estenderei em detalhes que ainda não domino", precisou.
Dom Carrascosa se dá tempo também para falar do Papa Bento XVI. "Aqui na Espanha se lhe conhece muito pouco. Por exemplo, na Itália os telejornais falam muito mais dele de uma maneira mais objetiva e está sendo muito escutado".
Para o Núncio, o Santo Padre "é um homem ao que se deve escutar (…) É capaz de explicar conceitos muito complicados com palavras muito fáceis, tem uma grande capacidade de comunicar. Quer dizer, que a imagem de um homem ultramontano e distante não se ajusta à realidade... Justamente o contrário! É um homem muito doce, muito fino no trato".