A Conferência Episcopal da Nicarágua (CEN) chamou os fiéis a aproximar-se de Deus porque quando Ele “não está no coração do homem, começam a ser mais importantes as coisas que as pessoas”.

Em uma mensagem difundida logo depois de sua reunião anual, os bispos convidam o país a buscar em  Santa Maria o apoio necessário “para enfrentar vitoriosamente a luta contra o egoísmo” e assim superar os problemas que afligem a nação.

O documento está assinado pelo Dom. Juan Abelardo Mata, Secretário Geral da Conferência Episcopal, e e marca as  celebrações pelo 150 aniversário do dogma da Imaculada Conceição.

No texto, os bispos expressam que às vezes “alguns meios de comunicações” perdem a objetividade e ficam a serviço de gente que defende seus próprios interesses” ou de grupo.

Por sua vez, o Bispo de Matagalpa, Dom. Leopoldo José Brenes, lamentou que em ocasiões se manipulem os documentos da Igreja “tergiversando a mensagem que quer dar”. Por isso advogou, em nome dos bispos, por um manuseio objetivo dos textos.

Por outro lado, Dom. Brenes assinalou que “todos somos testemunhas de que há muita pobreza”, no país, e insistiu na necessidade de um diálogo que ajude a sair desta situação.

 “Os bispos sempre estão chamando o diálogo e os senhores foram testemunhas agora nas eleições municipais, que todos os bispos em suas mensagens chamaram ao diálogo e à concórdia”, indicou.

O Bispo de Matagalpa recordou que só com o diálogo se conseguiram solucionar os problemas do país.

A reunião anual do Episcopado nicaragüense foi presidida pelo Cardeal Miguel Obando y Bravo, Arcebispo de Manágua. Também assistiu o Núncio Apostólico no Panamá, Dom. Jean Paul Gobel.