O Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), Dom Rubén Salazar Gómez, reiterou que a Igreja Católica se preocupa com a política entendida como a busca do bem comum das pessoas, mas não por intervir para apoiar ou não programas e partidos políticos em particular.
Em declarações a diversos meios radiais, o também Arcebispo de Barranquilla explicou que a Igreja “tem o direito e o dever de intervir” em política, quando esta se refere a “procurar o bem comum para o país”.
Deste modo precisou que a Igreja pelo contrário “cometeria um muito grave engano” ao intervir na política, quando esta se assume como respaldar programas e candidatos particulares.
Em declarações a W Rádio, o Prelado reiterou que a preocupação da Igreja no campo político se refere ao que lhe convém ao país por cima de juntas e pessoas”, e fez um chamado a “despersonalizar o debate político”.
O Arcebispo insistiu logo através da FM Radio a que o Presidente Álvaro Uribe defina se aspira ou não a ser reeleito. “Que se situe já como um candidato a mais, se quiser reeleição que o anuncie e corra pra valer, como um candidato a mais”, disse.
Seguidamente o Prelado comentou que quem critica à Igreja por fazer pronunciamentos sobre política estão errados. “Claro que devemos guiar, a Igreja é a luz do mundo e o sal da terra. Se os colombianos decidirem que deve haver uma segunda reeleição pois bem! Só mostramos o caminho.. é nossa obrigação”, precisou o Arcebispo.
Com respeito às declarações do Ministro do Interior Fabio Valência, quem disse que na Igreja, têm cargos de por vida”, o Presidente do Episcopado colombiano respondeu categoricamente: “está errado o ministro, é um despropósito a comparação”.
Sobre este ponto, o Secretário Geral do Episcopado, Dom Fabián Marulanda, precisou que “a Igreja não é uma democracia” e lembrou que o Papa e os Bispos não são escolhidos pela gente.
Este Prelado disse também que a posição expressa por alguns prelados “não é um juízo para desqualificar ao Presidente Uribe”, porém se faz “do ponto de vista do bem comum”.