O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Paraguaia (CEP) emitiu hoje um comunicado no que se pronuncia sobre o anúncio de que o atual Presidente Fernando Lugo teve um filho com uma jovem de 16 anos quando ainda era Bispo na Igreja Católica.
Diante destes fatos, precisa o comunicado, os prelados pedem "perdão pelos pecados dos membros da Igreja, tanto pastores como fiéis".
"Como Bispos –prosseguem– renovamos nosso compromisso assumido na ordenação episcopal e pedimos a todos nossos sacerdotes que levem a prática as promessas recentemente confirmadas na Missa Crismal. Imploramos ao Espírito Santo, como Igreja, a graça de uma profunda purificação".
O Conselho Permanente da CEP pede logo a "todos os fiéis católicos e às pessoas de boa vontade" que orem "por nós para nos manter fiéis a nossa missão sacerdotal e episcopal".
Do mesmo modo, os prelados solicitam "orações por toda a Igreja Católica no Paraguai para que o sentido de pertença a ela, de todos seus fiéis, fundamente-se cada vez mais no Senhor Ressuscitado, em sua vida, em suas palavras e em suas obras".
Finalmente os bispos se unem a "a Mãe do Senhor Jesus, a Santíssima Virgem Maria, em seu humilde desejo de pôr em prática, com fé e convicção, em nossas vidas 'o que Ele nos diga', para seguir seus passos, como seus discípulos missionários, com renovada esperança".