O Bispo Auxiliar de Caracas e Secretário Geral da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), Dom Jesus González Zárate, denunciou a irrupção de desconhecidos na sede do Episcopado ontem. Embora não se constatou o roubo de nenhum objeto ou documentação, as evidências mostram que vários escritórios, entre elas a da Presidência, foram revisadas.
Conforme indica o jornal El Universal, o Prelado explicou que ao voltar para a sede ontem, os trabalhadores da CEV encontraram que muitas gavetas e arquivos dos escritórios estavam abertos. Esta situação se apresentou nos escritórios do Secretariado Permanente do Episcopado, a Presidência e Secretaria da CEV e em diversos departamentos de pastoral e administrativos.
Por isso, imediatamente, comunicaram-se com os funcionários do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas, quem foi à sede do Episcopado.
Durante a inspeção policial não se constatou a falta de nenhuma equipe, nem a sustração de algum documento de importância. Entretanto, os desconhecidos se teriam levado um computador portátil.
Dom González disse que não queriam adiantar nenhuma hipótese sobre a natureza do fato. O acontecido, disse o Prelado, "só expressa o que dissemos os bispos a semana passada, que há um clima de insegurança que se generalizou. Hoje nos tocou como passou a muitos compatriotas em seus lares, empresas, etc., e esse é o chamado de atenção que os bispos têm feito, a reforçar as medidas de segurança, a educar para a paz, a convivência e não para a confrontação".
Do mesmo modo, considerou que é importante que a sociedade reaja diante da possibilidade de que se estenda ainda mais o clima de insegurança no país.