Na "segunda-feira do Anjo", o Papa Bento XVI presidiu a oração do Regina Caeli da residência estival de Castelgandolfo, no que destacou que a Páscoa de Cristo ressuscitado "é verdadeiramente nossa esperança".

Em efeito, explicou o Santo Padre, "ressurgindo da morte, Jesus inaugurou seu dia eterno. 'Não morrerei –Ele diz– mas ficarei em vida'. O Filho do homem crucificado, pedra rejeitada pelos construtores, converte-se agora no sólido fundamente do novo edifício espiritual que é a Igreja, seu Corpo místico. O povo de Deus, que tem a Cristo como sua cabeça invisível, está destinado a crescer no curso dos séculos, até o pleno cumprimento do plano da salvação".

Então, continuou o Papa, "a humanidade inteira será incorporada a Ele, e toda realidade existente estará compenetrada por sua total vitória. Assim, como escreveu São Paulo, Ele será 'o perfeito cumprimento de todas as coisas' e Deus será tudo em todos'".

A seguir o Santo Padre ressaltou que "alegra-se portanto a comunidade cristã porque a ressurreição do Senhor nos assegura que o plano divino da salvação se cumprirá certamente. Razão pela qual sua Páscoa é verdadeiramente nossa esperança".

"E nós, ressuscitados com Cristo mediante o Batismo, devemos agora segui-lo fielmente na santidade de vida, caminhando sem parar para a Páscoa eterna, com a consciência de que as dificuldades, as lutas, as provas, os sofrimentos da existência humana, nas que se inclui à morte, não poderão já nos separar mais Dele e seu amor", acrescentou.

Por isso, precisou Bento XVI, a ressurreição de Jesus "colocou uma ponte entre o mundo e a vida eterna, sobre o que cada homem e cada mulher pode passar para alcançar a verdadeira meta de nosso terreno peregrinar".

"Ressuscitei e estou sempre contigo'. Esta asseveração de Jesus se realiza sobre tudo na Eucaristia, e em cada celebração eucarística que a Igreja, e cada um de seus membros, em que experimentam sua presença viva e se beneficiam de toda a riqueza de seu amor. No sacramento da Eucaristia, o Senhor ressuscitado nos purifica de nossas culpas, nutre-nos espiritualmente e nos infunde vigor para sustentar as duras provas da existência e para lutar contra o pecado e o mal".

Finalmente, o Papa explicou que Cristo "é o apoio seguro em nossa peregrinação para a eterna morada do Céu. Que a Virgem Maria, que viveu junto a seu divino Filho todas as fases de sua missão na terra, ajude-nos a acolher com fé o dom da Páscoa e nos faça fiéis e alegres testemunhos do Senhor ressuscitado".