O Arcebispo de Barcelona, Cardeal Lluís Martínez Sistach, explicou a quão espanhóis a ressurreição de Cristo “significa que existe a força que pode criar justiça e que de fato cria justiça”.
Em sua mensagem pascal, o Cardeal lembra que “a ressurreição de Jesus é o acontecimento central da história da salvação. O Calvário não foi o último ato do caminho do Senhor neste mundo. A cruz e a morte de Jesus Cristo desembocaram em sua ressurreição. Por isso, a Páscoa é primeira e principal de todas as festas cristãs do ano”.
Do mesmo modo, destacou que “este ano a Páscoa coincide com um ano de crise econômica e são muitos os homens e mulheres entre nós que passam por situações de penúria e de angústia, para eles e para suas famílias. Diante da realidade do mundo, nesta Páscoa de 2009, caberia fazer-se esta pergunta: Podemos pensar em Deus e nas coisas divinas, ou seria melhor que empregássemos todas as forças para fazer que esta terra fosse melhor?“
“Que Cristo ressuscitou significa que existe a força que pode criar justiça e que de fato cria justiça. Este é o sentido do ‘dia em que atuou o Senhor’; quer dizer, Deus Pai fazendo justiça ao amor imolado de seu Filho até a Cruz”, indicou.