Recentemente na Universidade Católica San Pablo desta cidade que se encontra no sul do Peru, realizou-se um encontro de 13 institutos para o Matrimônio e a Família na América Latina, que conformaram a primeira Rede de Institutos Universitários Latino-americanos de Família (REDIFAM).
Os objetivos desta rede, precisa a nota de imprensa, "será o estudo interdisciplinário e promoção do matrimônio e a família, a promoção e proteção da vida humana, do momento da concepção/fecundação até seu fim natural, assim como realizar investigações conjuntas".
Entre os temas tratados estiveram as "Razões da criação de uma Rede de Institutos de Família de Universidades de inspiração católica", "A comunicação dos valores da família nos meios", "Família e tendências atuais", entre outros.
A primeira Presidenta do REDIFAM é a Dra. Zelmira Bottini de Rey do IMF da Pontifícia Universidade Católica Argentina. além este centro de estudos, conformam a rede o Centro UC da Família da Pontifícia Universidade Católica do Chile, o Instituto de Ciências para a Família da Universidade Austral da Argentina, o Instituto de Ciências para a Família da Universidade Católica da Honduras, o Centro para a Defesa da Vida e a Família da Universidade Católica de La Plata da Argentina, o Instituto da Família e a Vida João Paulo II da Universidade Católica de Salta da Argentina.
Outros membros são o Instituto para o Matrimônio e a Família da Universidade Católica São Pablo do Peru, o Instituto de Ciências para o Matrimônio e a Família da Universidade Católica Santo Toribio de Mogrovejo do Peru, o Instituto João Paulo II de São José da Costa Rica da Universidade João Paulo II, o Instituto para o Matrimônio, a Família e a Menoridade da Faculdade de Direito e Ciências Sociais da Universidade Católica de Cujo da Argentina, o Instituto Latino-americano da Família da Universidade Técnica Particular de Loja do Equador, o Instituto de Família da Universidade Católica do Oriente - Antioquia da Colômbia e o Instituto para o Matrimônio e a Família da Universidade Pontifícia Bolivariana da Colômbia.
Na clausura do evento esteve presente o Arcebispo de Arequipa, Dom Javier del Rio, quem assinalou que esta iniciativa dará "muitos frutos para as famílias latino-americanas. A missão dos Institutos de Família é preparar às famílias e lhes apresentar a beleza da vida… ainda nos momentos de dificuldade" finalizou.
A Universidade Católica San Pablo é uma iniciativa do Sodalicio de Vida Cristã, Sociedade de Vida Apostólica de Direito Pontifício que trabalha faz 24 anos na cidade de Arequipa.