Dom José Luis Chávez Botello e Oscar Campos Contreras, Arcebispo de Antequera-Oaxaca e seu Bispo Auxiliar, respectivamente, emitiram um comunicado no que destacaram a necessidade de fortalecer os valores espirituais na etapa da juventude.
No texto titulado "A juventude, um tesouro que pode perder-se", os prelados precisaram que nesta etapa da vida "podem maturar opções decisivas para o resto da vida. Todos vivemos essa experiência e sabemos em que medida define o futuro para bem ou para mal".
Por isso, indicaram, "trata-se, por um lado de tomar consciência da grande importância que tem a população juvenil para construir a sociedade do futuro, e por outro de animar à juventude a assumir as responsabilidades com uma melhor compreensão do bem e da verdade".
Diante dos muitos desafios que enfrentam os jovens na sociedade atual, a distintos níveis, prosseguem os bispos, a recente Jornada Mundial da Juventude "questiona a todos: autoridades, dirigentes sociais, mestres, empresários, sacerdotes, pais de família, para ver se, na verdade estamos fazendo o que nos cabe como adultos responsáveis, para que os jovens de hoje possam ser os pilares firmes de uma sociedade mais humana".
Uma sociedade, precisaram, "aonde o respeito à vida e à dignidade das pessoas permitam uma convivência harmoniosa e ofereça iguais oportunidades de desenvolvimento a todos seus membros".
Este importante evento, concluíram os prelados, é "um convite a toda a juventude para que descubra este momento de sua vida como uma oportunidade de fortalecer, já do presente, os esquecidos valores espirituais que lhes darão integridade pessoal e em conseqüência uma felicidade autêntica".