Nesta quarta-feira 8 de abril, lança-se o DVD do filme "Testemunho" que narra a vida de João Paulo II e que está apoiada no livro "Uma vida com Karol", escrito por quem fora seu secretário pessoal durante 40 anos, o atual Arcebispo de Cracóvia (Polônia), Cardeal Stanislaw Dziwisz.
Na nota de imprensa de Tripictures, a empresa que lançará ao mercado este filme, lembra-se que na estréia mundial da fita na Sala Paulo VI esteve presente o Papa Bento XVI quem naquela ocasião assinalou que graças a este filme, quem não lhe conheceu "pode intuir sua paixão evangélica".
"Testemunho" está dirigida pelo polonês Pawel Pitera, foi filmada no Vaticano, Cracóvia, Wadowice (povo natal de João Paulo II), Portugal e Alemanha. Os narradores da história são o próprio Cardeal Dziwisz e o ator Michael York. O produtor, Przemyslaw Hauser, explica que o filme é o testemunho do Cardeal sobre “a figura de um ‘homem, um Papa’ que pertence a todo o mundo". "Não se trata do calendário da vida de João Paulo II. Mostramos a um homem ao cem por cento indica.
Na cinta, indica a nota de imprensa, "o Cardeal Dziwisz revela um fato que se manteve em segredo durante 26 anos, que João Paulo II foi ferido de arma branca pelo sacerdote integrista espanhol Juan Fernández Krohn no santuário de Fátima em 12 de maio de 1982. O Papa tinha ido a Fátima para agradecer à Virgem que o tivesse salvado do atentado da praça de São Pedro de 13 de maio de 1981, quando foi atingido pelos tiros do turco Ali Agca".
A nota explica que "o padre espanhol, conforme se manteve até agora, foi detido antes de obter seu objetivo. O Cardeal Dziwisz conta agora no filme que o Papa, entretanto, foi alcançado, já que quando chegaram a uma habitação do santuário de Fátima 'havia sangue' na batina. João Paulo II continuou sua viagem a Fátima, sem lhe dar importância ao caso e Krohn foi detido e após vários anos na prisão expulso do Portugal".