O Arcebispo de Santa Cruz da Serra, Cardeal Julio Terrazas, urgiu aos bolivianos a não deixar-se levar pela tentação do enfrentamento e criticou que se estejam “multiplicando os espaços onde Deus não está”, com a intenção de arquivar ao Deus “de nossa fé”.
O Cardeal fez esta advertência em referência ao retiro das imagens religiosas dos edifícios governamentais da aprovação a partir da aprovação da nova Constituição.
Do mesmo modo, da Catedral Metropolitana de Santa Cruz, o Arcebispo disse que “as dificuldades se multiplicam a cada dia” no econômico e social. “Há desesperanças de mudanças profundas e verdadeiras”, advertiu.
Diante disso, pediu aos bolivianos não deixar-se levar pela tentação da violência entre irmãos. “Com que facilidade nos estamos insultando, com que facilidade nos estamos combatendo e pedimos morte para uns e nos achamos juizes e pedimos morte aos que nos incomodam”, assinalou.
O Arcebispo também criticou a quem despreza às crianças e adolescentes pobres. O Cardeal advertiu que a Bolívia está aprisionada “por uma mentalidade que desrespeita a vida”, que não acredita que cada criatura humana é criatura de Deus.
Finalmente, convidou aos fiéis a participar das celebrações por Semana Santa, cujo propósito é manter “nossa esperança (…) em Deus vivo, no Deus da justiça, no Deus da liberdade para todos por igual”.