O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa, advertiu que um dos problemas dos católicos venezuelanos é “a fragilidade e a inconstância” da vida cristã e a fé, por isso os alentou a renová-la e fortalecê-la durante “a celebração dos ofícios da Semana Santa”.
Durante a homilia de Domingo de Ramos, o Cardeal assinalou que é triste ver fiéis que se desviaram por causa de outras religiões e superstições como a Nova Era ou a 'Santeria', “que é uma religião absolutamente pagã, em deuses de barro e de ilusão, que não têm poder para salvar nem para dar a felicidade”.
O Arcebispo lembrou que no batismo o católico recebeu o dom da fé, com a qual se converte em discípulo de Cristo e o reconhece como seu Salvador. Jesus, afirmou, “chama-nos a manter firme a fé que professamos” e a estar “junto a Ele em todas as circunstâncias de nossa vida”, sendo fiéis e conseqüentes.
“Em particular quero convidá-los a seguir a Jesus Cristo com nosso amor à vida e o rechaço à morte, ao ódio, à violência e à delinqüência”, afirmou o Cardeal Urosa.
Nesse sentido, rechaçou “essa violência criminal que esta derramando tanto sangue e provocando tanto dor entre nós, especialmente nos setores populares”. O Arcebispo indicou que “a violência e a violência crescente, os seqüestros, o sicariato, o narcotráfico, o atropelo aos direitos humanos”, ofendem os mandamentos de Deus.