Em uma mensagem enviada a Dom Juan García Rodríguez,  Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz da Igreja em Cuba, o Cardeal Angelo Sodano, em nome do Papa João Paulo II, enviou uma extensa saudação de alento à 9º Semana Social Católica em Cuba que vem se desenvolvendo na Ilha sob o lema  A verdade, a justiça, o amor e a liberdade, fundamentos da paz segundo a Pacem in terris”.

Na carta assinada pelo Cardeal Secretário de Estado se expressa que na incessante missão de anunciar o Reino de Deus nas diversas culturas, nações e ambientes, “o ensino e aplicação da Doutrina Social católica é um magnífico instrumento de evangelização. Para a Igreja”.

A carta destaca além disso que  “esses ensinamentos do chamado ‘Evangelho social’ devem ser inculturadas, de maneira contínua e perseverante, nas circunstâncias concretas nas quais os fiéis cristãos estão chamados a transformar a sociedade com a força e a luz do Evangelho”.

A mensagem da Santa Sé anima à “apresentação do pensamento social cristão de acordo com os   traços fundamentais da identidade do povo cubano, que possa ser comunicado em uma linguagem compreensível para seus concidadãos, e iluminar assim a existência humana e a realidade social”.

“Isto favorecerá, sem dúvida, uma conversão e um estilo de relações sociais apoiadas no respeito, a defesa e a promoção da dignidade e os direitos inerentes a toda pessoa humana”, adiciona.

O texto anima especialmente a “fomentar mais atitudes que palavras, gestos e projetos de justiça e de paz, fazendo atual o que o Papa expressou ao recordar sua inesquecível visita a Cuba”.

O drama cubano

“A IX Semana Social Católica de Cuba –adiciona o Card. Sodano- deve levar muito em conta as peculiares circunstâncias pelas quais atravessa esse nobre e querido povo”.

O Cardeal destacou também na Carta que “é um dever e um direito de cada cidadão esforçar-se por encontrar, entre todos, uma saída pacífica das crises. Mas é igualmente um dever muito especial dos leigos cristãos, que têm como exigência de sua vocação e missão dentro da Igreja ser luz, sal e fermento na transformação da sociedade em que vivem e a que servem da verdade e a liberdade dos filhos de Deus”.

“É de esperar, pois, que a análise da realidade em que se vive, as linhas de pensamento e as propostas de ação emanadas deste ‘laboratório cultural’ que deve ser a IX Semana Social Católica, sirvam para que os católicos esse de amado País possam dar a devida contribuição cristã ao futuro de Cuba”, conclui a mensagem.

Eventos

Nesta quinta-feira, a Semana Social Católica celebra o tradicional “Gesto Público”,  que consistirá em uma comemoração ao Ignácio Agramante, importante herói cubano do século XIX, quem oferendou sua vida pela causa independentista cubana, perante o monumento dedicado a ele, no parque que leva seu nome, localizado no centro histórico da cidade.