O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, alentou aos fiéis a fazer de sua vida uma Semana Santa e assinalou que a humanidade inteira se reflete no relato do Evangelho sobre a Paixão de Cristo.
Ao presidir a Missa por Domingo de Ramos, o Arcebispo assinalou que “toda nossa vida, de algum jeito, é uma Semana Santa, se a vivermos com realismo e esperança. É certo que a dor e o sofrimento continuamente se fazem presentes em nossa vida, mas também há dias de transfiguração e, sobre tudo, esperamos o ‘oitavo dia’, o ‘grande domingo’, do descanso e da glória definitiva”.
Diante dos milhares de fiéis reunidos na Catedral, o Cardeal Rivera explicou as “pequenas histórias” dos personagens da Paixão, “explicam-nos e simbolizam a verdade daqueles por quem Jesus padeceu a tortura da Cruz: Ele foi ferido por nossas rebeldias, moído por nossas culpas. Ele suportou o castigo que nos traz a paz, e com suas chagas fomos curados”.
Também lembrou que ao longo da história a gente se perguntou quem matou a Cristo e se a causa foi política ou religiosa.
“Quando a Palavra de Deus nos narra que Judas traiu, Pedro negou, Pilato se lavou as mãos, a multidão olhava de longe, os soldados se dividiram suas vestes, os ladrões que o acompanhavam na cruz eram uns ladrões, etc., está-nos dizendo que é a humanidade inteira a que está representada nestes personagens; aí estamos nós, as ações que levam a Jesus à morte são as ações daquele tempo e de nosso tempo”, indicou.
Finalmente, lembrou que a Semana Santa não termina na sexta-feira Santa senão o domingo de Ressurreição, porque “Jesus não ficou no sepulcro, Deus o ressuscitou e agora está vivo e comunicando-se com todos seus discípulos”.