A Congregação das Canonesas da Cruz celebraram este fim de semana uma conferência de imprensa para dar detalhes do processo de beatificação de sua Fundadora, a serva de Deus Teresa da Cruz Candamo Álvarez Calderón (1875-1953), cujas virtudes heróicas foram passadas pelo Papa Bento XVI na sexta-feira passada.
A Congregação para a Causa dos Santos promulgou o decreto de virtudes heróicas –primeiro passo para a santidade– da religiosa peruana, filha do ex-presidente da República e Prefeito de Lima, Manuel Candamo.
A Superiora da Congregação das Canonesas da Cruz,  Madre Consuelo Perales Ferrer, afirmou que “é uma alegria imensa que a Igreja confirme as virtudes da Madre Teresa da Cruz, nossa Fundadora”.
A Serva de Deus Teresa da Cruz Candamo Álvarez Calderón nasceu em Lima em 9 de agosto de 1875 e morreu na capital peruana em 24 de agosto de 1953. Teresa foi educada em um lar profundamente católico e virtuoso. Em 1903 seu pai foi eleito Presidente da República pelo que a vida social discreta que Teresa levava anteriormente se tornou muito mais ativa.
Aos poucos meses de atividade presidencial o senhor Candamo faleceu na cidade de Arequipa. Este fato afetou muitíssimo a Teresa e aos seus.
A Madre Teresa da Cruz deixou marcado o traço de seu amor à Igreja nas últimas palavras pronunciadas antes de entregar sua alma a Deus em 24 de Agosto de 1953: “Pelas almas, por minha Congregação, pelos Párocos do Peru e do mundo todo”.
Em 29 de Abril de 1980 se deu abertura ao processo de beatificação da Serva de Deus Teresa da Cruz.
As Canonesas da Cruz servem atualmente em diversas cidades do Peru, assim como na Argentina, Chile, Venezuela e Itália, “procurando em tudo a salvação dos homens”.