Ao receber no Sala Paulo VI nesta segunda-feira de manhã aos milhares de jovens espanhóis chegados a receber a Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude, o Papa Bento XVI colocou aos presentes a urgência de fortalecer a fé diante das dificuldades, e converter-se em comunicadores  da fé para que chegue a outros jovens.

Logo da saudação ao Cardeal Antonio Rouco, que presidia a delegação, o Santo Padre expressou, falando em espanhol, seu “grande gozo” ao  receber “a um grupo tão numeroso, vindo de Madri e da Espanha para recolher a Cruz dos jovens que percorrerá diversas cidades até a Jornada Mundial da Juventude, em Madri em 2011”.

“Alegra-me saber –adicionou- que esta cruz que recebestes a levareis em procissão na sexta-feira santa pelas ruas de Madri para que seja aclamada e venerada”.

O Papa animou aos jovens a “descobrir na Cruz a medida infinita do amor de Cristo”.

“Sim, queridos jovens, Cristo se entregou por cada um de vós e vos ama de modo único e pessoal. Respondei ao amor de Cristo lhe oferecendo vossa vida com amor. Deste modo, a preparação da Jornada Mundial da Juventude, cujos trabalhos começastes com muita ilusão e entrega, serão recompensados com o fruto que pretendem estas Jornadas: renovar e fortalecer a experiência do encontro com Cristo morto e ressuscitado por nós”, adicionou o Pontífice.

“Ide –prosseguiu- após as pegadas de Cristo. Ele é a vossa meta, vosso caminho e também o vosso prêmio”.

Bento XVI explicou logo que no lema escolhido para a Jornada de Madri, “o apóstolo Paulo convida a caminhar, ‘arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé’ (Col 2,7).” “A vida é um caminho, certamente. Mas não é um caminho incerto e sem destino fixo, senão que conduz a Cristo, meta da vida humana e da história”.

“Por este caminho chegareis a vos encontrar com Aquele que, entregando sua vida por amor, abre-vos as portas da vida eterna”.

O Papa convidou logo aos jovens a “formar-vos na fé que dá sentido a vossa vida e a fortalecer vossas convicções, para poder assim permanecer firmes nas dificuldades de cada dia”.

O Papa exortou a que “no caminho para Cristo, saibam atrair aos vossos jovens amigos, companheiros de estudo e de trabalho, para que também eles o conheçam e o confessem como Senhor de suas vidas”.

“Os jovens de hoje precisam descobrir a vida nova que vem de Deus, saciar-se da verdade que tem sua fonte em Cristo morto e ressuscitado e que a Igreja recebeu como um tesouro para todos os homens”.

O Santo Padre explicou que as Jornadas da Juventude “manifestam o dinamismo da Igreja e sua eterna juventude. Quem ama a Cristo, ama à Igreja com uma mesma paixão, pois ela nos permite viver em uma relação estreita com o Senhor”.

“Por isso, cultivai as iniciativas que permitam aos jovens sentir-se membros da Igreja, em plena comunhão com vossos pastores e com o Sucessor de Pedro”, destacou.

“Sob a proteção da Santíssima Virgem Maria, preparai com dedicação e gozo a Jornada da Juventude que fará de Madri um lugar radiante de fé e vida, onde jovens de todo o mundo festejem com entusiasmo a Cristo,” concluiu o Papa.