Este meio-dia, milhares de fiéis e peregrinos assistiram na Praça de São Pedro para rezar o Ângelus dominical junto ao Papa Bento XVI, quem ao introduzir a oração mariana destacou o valor da Cruz peregrina das Jornadas Mundiais da Juventude, descrevendo-a como "símbolo de agradecimento" pelos dons recebidos nestas experiências eclesiásticas.

Em suas palavras iniciais o Pontífice abordou vários temas: Primeiro, com ocasião da IV Jornada para a Sensibilização sobre as minas Anti-pessoas alentou "aos países, que ainda não o fizeram, a assinar estes importantes instrumentos do direito internacional humanitário aos que a Santa Sé sempre deu seu apoio”.

“Queria também lembrar com grande pena a nossos irmãos africanos que faz poucos dias encontraram a morte no Mediterrâneo, enquanto tratavam de chegar a Europa.  Não podemos –continuou o Papa- nos resignar diante de tais tragédias. Ao tempo que rezo pelas vítimas, para que o Senhor as acolha em sua paz, queria observar que este problema, ulteriormente agravado pela crise global, encontrará solução só quando as populações africanas, com a ajuda da comunidade internacional, possam liberar-se da miséria e das guerras”.

Finalmente, o Santo Padre dirigiu uma particular saudação aos 150 delegados que nos dias passados “participaram do encontro internacional sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, organizado pelo Pontifício Conselho para os Leigos”.

“Começa  assim o caminho de preparação para o encontro de jovens que se realizará em agosto de 2011 em Madri e cujo tema será: ‘Arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé’”.

Depois destas palavras teve lugar a entrega da Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude, por parte de jovens australianos a seus coetâneos espanhóis. “Esta entrega –disse Bento XVI- assume um valor altamente simbólico com o que manifestamos imensa gratidão a Deus pelos dons recebidos no encontro em Sidney e pelos que nos concederá no encontro de Madri”.

Previamente, os jovens, junto a milhares de fiéis, tinham participado da celebração do Domingo do Ramos presidida pelo Santo Padre na Praça de São Pedro.