Jory Aebly é um “milagre vivente” para os habitantes de Cleveland, Ohio. Este jovem de 26 anos recebeu um disparo na cabeça durante um assalto, os médicos não lhe deram esperanças de vida assim que chegou ao hospital mas sobreviveu e já foi dado de alta. Sua assombrosa cura foi vinculada à intercessão do Servo de Deus João Paulo II.
A noite de 21 de fevereiro passado, Jory e seu amigo Jeremy Pechanec sofreram um assalto no centro de Cleveland. Os atacantes lhes dispararam na cabeça ao estilo de uma execução.
Jeremy faleceu e Jory chegou com vida ao hospital Metro Health, mas os médicos advertiram à família que sua ferida era mortal e não tinha possibilidades de sobreviver. A bala ingressou no cérebro por detrás da orelha esquerda e se alojou no hemisfério direito deixando na sua passagem fragmentos ósseos e balísticos.
Para o médico Robert Geertman, o neurocirurgião que tratou a Jory, seu caso é “muito milagroso” porque a bala atravessou o dois lóbulos do cérebro e sua progressiva melhoria lhe resultava incrível.
O jovem foi dado de alta em 31 de março, com uma conferência de imprensa em que agradeceu as orações de todos. Agora recebe terapias ambulatórias de reabilitação, caminha, fala e espera poder recuperar seu trabalho logo.
A conexão entre o jovem, a incrível recuperação e o falecido Papa João Paulo II, a fez o capelão do hospital, Padre Art Snedeker, quem entregou a Jory o último de uma dúzia de rosários bentos pelo Pontífice que tinha em seu poder.
“O Papa João Paulo II me prometeu que sempre ia rezar pelos pacientes do Metro e benzeu uma dúzia de rosários para os pacientes daqui", disse o Padre Snedeker na conferência de imprensa. "A noite que chegou Jory, administrei-lhe o sacramento da unção dos enfermos, e lhe pedi ao Papa João Paulo II que orasse e o protegesse”, lembrou o sacerdote e assegurou que o caso deste jovem é um milagre.
Segundo vários meios locais, a documentação sobre este caso poderia chegar ao Vaticano e ser incorporado na causa de beatificação do falecido Pontífice.