A Irmandade Operária de Ação Católica (HOAC), celebrará seu dia central em 26 de abril sob o lema “Trabalhar e consumir, Isso é VIDA?”, no marco da preparação de sua próxima 12º Assembléia Geral que se realizará em Madri de 13 a 16 de agosto.
“Este ano queremos refletir sobre o que supõe para o ser humano a cultura consumista que domina em nossa sociedade”, afirmaram em um recente comunicado.
A HOAC explicou que uma sociedade consumista “não é simplesmente aquela em que se consome muito, mas sim aquela onde se vê razoável situar-se na vida como se tudo, as pessoas, o trabalho, a natureza…, fossem objetos de consumo”. “Um dos pilares fundamentais do consumismo é a insatisfação permanente, muitas vezes criada de forma artificial”, assinalou.
Indicou que “tudo isto está configurando um tipo de pessoa e uma cultura, um modelo de vida, que provoca empobrecimento e desumanização e desvaloriza a paixão pela justiça. A crise econômica atual está pondo em evidencia o que isto significa”.
Nesse sentido, lembrou que Jesus Cristo mostrou “que a pessoa encontra a felicidade quando sai de si mesma para servir ao outro, especialmente para servir ao empobrecido”, e que esse serviço “se concreta no amor-justiça”.
Em seu texto, a HOAC reafirmou seu compromisso “de recuperar o sentido da dignidade da pessoa, de ser operário e de ser filho e filha de Deus, de empregar todas nossas forças para conseguir um sadio bem-estar para todos e todas, com decisão, alegria e otimismo; mas sobre tudo, nossa esperança de contribuir em devolver a Cristo aos pobres, ao mundo operário”.
Maior informação em seu sítio Web http://www.hoac.es/