Akira, um menino japonês imaginário que será representado teatralmente, foi “convidado” a Cidade de México para dar a conhecer às crianças mexicanas como trabalham os missionários na Ásia, com ocasião do “Dia da Criança Missionária 2009”.
Através deste pequeno personagem, cujo nome significa “luz” em japonês, a congregação mexicana dos Missionários de Guadalupe procuram despertar na infância mexicana o zelo missionário.
“Esta é uma muito boa ocasião para aprender algumas tradições e costumes das crianças asiáticas, passar um excelente dia com sua família, conhecer quem trabalha em terras de missão no Japão, Coréia e Hong Kong, e compartilhar a experiência de Jesus Missionário”, assinalou o Pe. Ignacio Martínez, Diretor de Desenvolvimento da congregação. Durante a festa, também se prevêem diversas atividades como oficinas interativas que este ano contemplam a Dança do Dragão, uma das tradições antigas da China; o Origami –arte japonesa de fazer figuras com papel– e o Kami-Hanga, gravado em japonês que permite conhecer os inícios da imprensa, elaborando figuras de bichinhos e a escritura asiática.
Os Missionários de Guadalupe é a obra missionária ad gentes que fundaram os bispos do México em 1949 e cujo objetivo é a evangelização dos povos que ainda não são cristãos.   Desde 1956 enviou a sacerdotes missionários a distintos países de três continentes, em Ásia: Japão, Coréia do Sul e China; em África: Angola, Kenya e Mozambique, e na América: Peru, Brasil, Cuba e Guatemala.
A festa pelo "Dia da Criança Missionária 2009" acontecerá no próximo domingo 19 de abril das 10h às 16h no Seminário de Missões Estrangeiras no México DF.