A Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), anunciou que o próximo 20 de abril, na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, celebrará-se uma Eucaristia com todos os bispos para renovar a consagração do México ao Espírito Santo, realizada pela primeira vez em 1924 durante o Congresso Eucarístico Nacional.

Em um comunicado assinado pelo Secretário Geral da CEM , Dom José Leopoldo González, os bispos explicaram que tomaram esta decisão “ante o grave momento que vivemos, marcado pela crise econômica, a violência generalizada, a invasão do narcotráfico, os seqüestros, a perda dos valores humanos”.

O texto lembrou que em 1924 os bispos consagraram o país ao Espírito Santo. Entretanto, o fato passou relativamente desapercebido no meio do Congresso Eucarístico Nacional, por isso foi ratificado em cada diocese o dia de Pentecostes de 1925.

“Esta Consagração é um ato de fé e esperança com o que manifestamos nossa firme confiança em Jesus Cristo, o senhor da história, que guia nossos passos com a sabedoria e força de seu Espírito, nestes momentos de duras provações”, assinalou o texto.

Os bispos indicaram que consagrar o país ao Espírito Santo não é somente um ato piedoso, senão “é tomar consciência de que Deus nos escolheu para Ele, para seu serviço, para dar frutos de santidade”.

Por isso, convidaram aos fiéis a apresentar-se com humildade diante de Deus, “reconhecendo que temos necessidade de ser salvos, insistindo em uma oração cheia de confiança e dispostos a ratificar nossa entrega com ações”.

A CEM lembrou que os católicos “já foram consagrados por Ele no batismo e a confirmação e, a entrega que agora queremos reiterar, significa aceitar consciente e livremente a Consagração da qual fomos objeto então”.
O íntegra está em http://www.cem.org.mx/secciones/cem/312-consagracion-de-mexico-al-espiritu-santo.hTML