Em um comunicado oficial, a Conferência Episcopal Argentina (CEA) expressou a adesão dos bispos argentinos ao Ano da Eucaristia e convocaram os fiéis a viver este tempo com “uma atitude de ação de graças,” onde o Senhor Jesus que é o banquete da Eucaristia nos mova a transformar a sociedade.

“Queremos expressar nossa fervorosa adesão à celebração do Ano da Eucaristia, e convocar a todos os fiéis a viver este grande acontecimento da Igreja, com uma profunda atitude de ação de graças, adoração e súplica” indicaram.

Na exortação apresentada depois da 88ª Assembléia Plenária, intitulada “No Ano da Eucaristia”, os bispos afirmaram que no Banquete da Eucaristia é o Senhor Jesus quem nos move a transformar a sociedade conforme ao Evangelho.

Referindo-se à passagem bíblica de Emaús, o comunicado adverte que Jesus Ressuscitado se revela como luz e salvação. “Graças a esta presença, eles o reconheceram ao partir o pão. Podendo perceber em suas vidas a profundidade do amor de Deus”, anotaram.

Ao recordar os ensinamentos de João Paulo II, os prelados assinalaram que “o homem afastado de Deus, arrasado por enormes prova e sofrimentos, com sua vida desprotegida ainda antes de nascer, e ameaçado pela violência e a insegurança, necessita de Cristo Salvador.”

Em outra parte da carta, os religiosos mostraram sua confiança em que este ano de graça seja propício para renovar nossa fé no sacramento e possamos orientar nossas vidas para Cristo, que está presente na Eucaristia.

Finalmente, os bispos expressaram seu desejo de se intensifique a participação dos crentes na Missa dominical; estenda-se a prática da adoração eucarística e se acrescente a caridade fraterna que surge da contemplação do Mistério Eucarístico.