Noa sábado 28 de março, no marco de uma histórica cerimônia a pleno sol, Dom Gonzalo de Vila, S.J., Bispo de Sololá-Chimaltenango (Guatemala), ordenou a 8 sacerdotes e 11 diáconos em um Missa concelebrada por 75 sacerdotes e dois bispos. Mais de 5 mil pessoas participaram da cerimônia, uma das ordenações mais numerosas na história recente da Igreja na Guatemala.

Os ordenandos procediam de diversos povos da diocese, conformada em sua maioria como indígenas. Todos eles falam sua própria língua materna (cakchiquel, quiché ou tzutuhil) e o espanhol; e receberam a formação teológica e espiritual no Seminário Maior Nossa Senhora do Caminho, em Sololá.

Este Seminário conta atualmente com 105 seminaristas, 75 dos quais são desta diocese e 30 de diocese irmã, cujos bispos os enviam a formar-se neste Seminário.

Na homilia Dom De Villa ressaltou a vida eucarística dos sacerdotes e sua dedicação ao sacramento da misericórdia divina. “A celebração da Eucaristia é fonte fundamental para sua piedade. Um rasgo fundamental do sacerdócio é ser ministros da reconciliação. Nisso têm um convite a dedicar tempo com generosidade à administração do sacramento da reconciliação”, enfatizou Dom De Villa.

“Em um país onde a violência e o crime crescem cada dia, onde ódios e rivalidades dividem comunidades, ser ministros da reconciliação é um convite constante a viver seu sacerdócio como homens que procuram a paz”, prosseguiu o Prelado.

“Estão chamados a ser homens de Deus, para ser pastores capazes de entregar-se até a extenuação se for o caso até o supremo amor da entrega da vida segundo nos ensina o exemplo do padre Stanley Rother, pároco de Santiago Atitlán, cuja causa de beatificação está já iniciada”, adicionou
Ao final da celebração, três dos recém ordenados que deram graças a Deus, cada um em sua própria língua materna (cakchiquel, quiché e tzutuhil).