A Conferência Episcopal Italiana (CEI) decidiu organizar uma grande coleta na Solenidade de Pentecostes o próximo 31 de maio, para financiar um fundo de garantia que permita ajudar às famílias necessitadas até com 300 milhões de euros.

Os bispos italianos, cujo Conselho Permanente se reuniu em Roma de 23 a 26 de março, decidiram pôr em marcha esta iniciativa que já tinha sido anunciada em fevereiro, para assim ajudar às famílias afetadas pela crise.

Dom Mariano Crociata, Secretário Geral da CEI, explicou que o objetivo desta coleta nacional é chegar a 30 milhões de euros. Graças a um acordo com a Associação Bancária Italiana, esta quantia será multiplicada por dez pelas instituições que conformam esta associação e assim poder ajudar às famílias até com 300 milhões de euros.

L'Osservatore Romano precisa na nota que as famílias –com pelo menos três filhos ou com membros com enfermidades graves ou discapacidades, e inclusive com estrangeiros, não católicos ou geradas a partir do matrimônio civil– que perderam toda fonte de ganhos, poderão ser ajudados, através do pároco, a Caritas diocesana, quem, logo depois de verificar os requisitos, dirigirão aos solicitantes às instituições bancárias.

A ajuda, que poderá chegar a ser de até 500 euros mensais durante dois anos, verificando-se ao final do primeiro que subsistam os requisitos. Deste modo estas famílias devolverão o dinheiro em cinco anos, do momento que voltem a ter uma fonte de ganhos, com uma taxa reduzida, que ainda deve ser decidida pela entidade.

Dom Crociata explica que "trata-se de uma intervenção eclesiástica, fundada sobre o conceito da coleta. Queremos que este fundo seja o fruto de uma grande mobilização". Para o Prelado as famílias que conseguirão receber esta ajuda serão umas duas ou três mil.