A família salesiana anunciou em Madri que nesta quarta-feira 1 de abril celebrará o 75 aniversário da Canonização de São João Bosco com um conjunto de atividades que inclui a habilitação de importantes recursos em linha.

Em 1 de abril de 1934, o Papa Pio XI proclamava que “o Beato João Bosco é Santo e o inscrevemos no número dos Santos, estabelecendo que se honre devotamente sua memória pela Igreja universal entre os Santos Confessores não Pontífices, cada ano, em seu dia natal, quer dizer, o trinta e um de janeiro”.

Tinham passado 46 anos de sua morte, “o dia natal” ao que se referia o Papa, e a Igreja reconhecia a santidade de Dom Bosco.

Segundo uma nota de imprensa da Agência de Notícias Salesianas com sede em Madri (Espanha), a Família Salesiana em todo mundo “lembrará esta efeméride de maneira especial”, já que coincide com o 150 aniversário da fundação dos Salesianos por Dom Bosco. “E o faz com o convite de dom Pascal Chávez, Reitor Maior dos salesianos, a ‘viver 2009 como um ano de graça, lembrando de onde viemos, quem somos e para onde nos dirigimos’”.

Como parte deste jubileu, começou a peregrinação de uma urna com uma relíquia especial de dom Bosco por todas as Regiões da Congregação. A urna irá percorrendo diversos países até o 2015, ano em que se celebrará o bicentenário do nascimento de São João Bosco.

Segundo a agência salesiana, o Papa que canonizou a São João Bosco, Pio XI, “tinha conhecido ao santo em Turim. O mesmo Papa, na homilia, fez referência a este dado”.

Para a ocasião, os salesianos organizaram numerosas peregrinações que levaram até Roma a 34.100 peregrinos que provinham dos cinco continentes; incluindo 3.800 alunos de colégios, 13.100 cooperadores e antigos alunos, 17.200 membros da família salesiana, 500 salesianos, 15 bispos salesianos e todo o Conselho Geral da Congregação.

No portal www.donbosco.es da Família Salesiana da Espanha, prepararam-se alguns materiais para lembrar este acontecimento. Resgatou-se a crônica da canonização escrita por uma testemunha de exceção, o salesiano Eugenio Ceria, autor de nove volúmes dos 19 que formam as Memórias Biográficas de São João Bosco; a homilia de Pio XI nesse dia e o discurso que dirigiu, depois, o IV sucessor de Dom Bosco, Pedro Ricaldone, que era o Reitor Maior no momento. Além disso, é possível ver uma coleção de fotografias relativas à canonização, e às festas que se levaram a cabo na Basílica da Maria Auxiliadora de Turim (Itália), a cidade onde o Santo desenvolveu a maior parte de seu fecundo apostolado.