O Escritório de Imprensa da Santa Sé emitiu um comunicado para dar a conhecer que de 30 de março a 1 de abril se desenvolve no Vaticano uma reunião da Comissão que o Papa Bento XVI instituiu em 2007 para estudar as questões de maior importância, relativas à vida da Igreja Católica na China.

Nesta comissão, explica Rádio Vaticano (RV), participam autoridades dos Dicastérios da Cúria Romana, competentes na matéria, alguns representantes do Episcopado chinês e de congregações religiosas.

Na primeira reunião plenária, precisa a nota, desenvolvida de 10 a 12 de março de 2008, falou-se sobre a Carta que o Papa Bento XVI tinha dirigido aos católicos chineses em 27 de maio de 2007. Durante os trabalhos se examinou a acolhida, que tinha sido reservada ao mesmo documento pontifício no interior e no exterior da China. "Também se refletiu sobre os princípios teológicos que inspiraram a Carta, com a finalidade de acolher as perspectivas que deles nascem para a comunidade católica na China", adiciona.

Na próxima reunião plenária, conclui a nota de RV, se examinarão alguns aspectos da vida da Igreja na China à luz da mesma Carta. Em particular se refletirá sobre questões atuais importantes.