Em uma mensagem publicada com ocasião do Domingo do Ramos e o início da Semana Santa, o Cardeal Lluís Martínez Sistach, Arcebispo de Barcelona (Espanha), chamou os cristãos a expressar a caridade nestes “tempos difíceis” e especialmente aos jovens a aproximar-se de Cristo.

“No domingo de Ramos –escreve o Cardeal– entramos na grande semana da fé cristã que culmina no próximo domingo com a solenidade da Páscoa”; e lembrou que coincide com a Jornada Mundial da Juventude, que este ano se celebra nas Igrejas locais e a que o Santo Padre lhe atribuiu o lema: 'pusemos nossa esperança em Deus vivo'".

“Queria convidar a todos, sobre tudo aos jovens, a viver esta Semana Santa nos inspirando nos ensinamentos de São Paulo, já que estamos no ano do jubileu que o Papa tem proposto a todos os cristãos como comemoração dos dois mil anos do nascimento do grande apóstolo e missionário dos gentis”.

Citando as palavras do Papa Bento XVI, o Cardeal Martínez Sistach lembra que “quando São Paulo se encontrou com Jesus, caminho de Damasco, era um jovem de uns vinte ou vinte e cinco anos. A vida daquele jovem mudou radicalmente, depois de seu encontro com Jesus”.

“São Paulo tem este dom: sempre nos aproxima, sempre conduz a Jesus Cristo. Nesta Semana Santa de um ano muito difícil, no que muitas pessoas sofrem –sobre tudo as incluídas nas faixas de menores recursos de nossa sociedade– os cristãos são convidados a viver e a dar testemunho de que nossa esperança a temos posta no Senhor”, adiciona o Cardeal catalão.

“Aos que possa alcançar minha palavra, sobre tudo jovens, queria convidá-los a reencontrar a Cristo nesta Semana Santa do ano de São Paulo. A  reencontrar na fé e na oração pessoal, mas também na oração comunitária e nas celebrações dos fatos centrais da vida do Senhor que os cristãos celebram estes próximos dias”.