O ator católico americano Jim Caviezel, quem se fizera mundialmente famoso por sua interpretação de Jesus no filme "A Paixão de Cristo", participará do 12º Festival de Páscoa que se realizará em Roma de 5 a 12 de abril. Nesta ocasião será o narrador da obra "Cristo".

Conforme informa a imprensa local, esta amostra de música sacra gratuita nas Igrejas e basílicas de Roma comemora além disso o 250º aniversário da morte do compositor Georg Friedrich Händel e se fechará com a obra "Cristo", dirigida por seu autor, Andrew T. Miller.

Caviezel atrás de sua interpretação de Cristo no filme de Mel Gibson pronunciou conferências dando testemunho de sua fé católica em universidades e instituições americanas. Em uma recente nos primeiros dias de março comentou que antes de realizar este importante papel "forcei-me a rezar uma oração que nunca tinha feito: 'não quero que a gente me veja (no filme). Quero que vejam Jesus'".

Também participarão da representação os atores Michael York, protagonista de "Cabaré" (1972) e "A fuga de Logan" (1976), e Louis Gossett Jr., que recebeu um Oscar como melhor secundário por "Oficial e cavalheiro" (1982). Os três serão as vozes que interpretarão a parte recitada da obra, que se representará na basílica romana de Santa Maria in Ara Coeli, enquanto que a parte musical correrá a cargo da Orquestra Sinfônica do Festival de Páscoa e do American Broadway Choir.

Além disso, o festival contará também com um concerto dedicado a Händel com motivo do 250 aniversário de sua morte, na terça-feira 7 de abril na basílica dos Santos Apóstolos, onde se interpretará seu oratório "O triunfo do tempo e do desengano".

A abertura do mesmo terá lugar na igreja do Sant'Andrea della Valle, com duas cantatas de Johann Sebastian Bach. Logo será o turno da Basílica de Santa Sabina, seguida pela Igreja da Santa Maria sopra Minerva e a de Santo Anselmo.