A Conferência Episcopal Chilena (CECH) começará nesta segunda-feira 22 de novembro, sua 88º Assembléia Plenária que estará dedicada a refletir sobre os desafios pastorais que supõe a implementação do divórcio no Chile e escolher sua nova diretiva.

Conforme informou a CECH, outro dos temas principais será a Pastoral dos Sacerdotes, serão analisados os critérios para acompanhar, como pastores, a vida e a missão evangelizadora de quem exerce o ministério sacerdotal.

Também abordarão, entre outros assuntos da realidade nacional e eclesiástica, o novo cenário jurídico e pastoral surgido com a vigência da Lei de Matrimônio Civil, e o processo de redação da Carta às Famílias.

Segundo o Escritório de Imprensa da CECH “a agenda contempla, do mesmo modo, três importantes acontecimentos que marcarão a vida da Igreja no futuro: a canonização do Padre Alberto Furtado, a Missão Juvenil e a preparação da Quinta Conferência do Episcopado Latino-americano”.

Os bispos também renovarão os cargos de Presidente, Vice-presidente e membros do Comitê Permanente da CECH, escolherão os membros da Comissão Pastoral e as comissões Doutrinal, de Seminários e de Administração. Também se escolherá o delegado do Sínodo de Bispos,  que foi convocado pelo Papa João Paulo II para no próximo ano.

Além disso, com ocasião de 40 anos do decreto Conciliar Unitatis Redintegratio sobre o ecumenismo, convidaram-se a representantes de outras Igrejas e comunidades eclesiásticas cristãs, “para refletir juntos sobre o empenho ecumênico, e ter momentos de comum oração e convivência fraterna”.

O novo Comitê Permanente da CECH dará a conhecer as conclusões da entrevista em uma coletiva de imprensa na sexta-feira 26 de novembro na Casa de exercícios de Punta de Tralca.