O porta-voz da Arquidiocese do México, Pe. Hugo Valdemar, assinalou que a Igreja tem direito a manifestar-se publicamente como parte de sua missão profética, pois “não está para ficar muda, nem está atada de mãos”.
Conforme informou um jornal local, o sacerdote se referiu desta maneira às críticas de alguns representantes do Partido Revolucionário Institucional (PRI), que afirmaram que o semanário católico Desde la Fé chamou a não votar por dito agrupamento nas próximas eleições.
O sacerdote negou estas acusações e indicou que os partidos políticos estão em seu direito de pedir ao Instituto Federal Eleitoral (IFE) uma intervenção “se acreditarem que faltamos a alguma lei”. “Se houver razão o aceitaremos com toda serenidade, mas se não a há é obvio que mostraremos nosso descontentamento e o faremos público”, assinalou.
O Pe. Valdemar lembrou que a Igreja “tem uma missão profética (…), uma função social gostem ou não a nossos caluniadores. Essa função social sempre a exerceu e a seguirá exercendo”.