O Secretário da Congregação para a Educação Católica, Arcebispo Jean-Louis Bruguès assinalou que o verdadeiro mestre é aquele que se dedica a “uma rigorosa investigação e uma apaixonada transmissão da Verdade”.
“O educador é verdadeiramente mestre quando não se limita só a ensinar técnicas ou a pôr em prática métodos pedagógicos, mas quando toda sua profissão é animada por uma rigorosa investigação e uma apaixonada transmissão da Verdade”, assinalou o Arcebispo na conversa “Papel do professor católico na educação” na Universidade Católica Silva Henríquez (Chile), em 23 de março que passou.
O educador, adicionou, “renuncia a esta responsabilidade material quando oculta suas convicções humanas e religiosas mais profundas, as relegando a sua vida privada, quando escapa do empenho moral e ideal de educar e estimular no aluno a sede pela verdade”.
Do mesmo modo, o Secretário do mencionado Dicastério precisou que “para ser um bom mestre, o educador católico deverá apresentar-se acima de tudo como um bom discípulo. Discípulo, certamente, porque o primeiro em que deve esforçar o leigo educador que quer viver sua própria vocação eclesiástica, é em alcançar uma sólida formação profissional”.
De igual maneira, Dom Bruguès acrescentou que o mestre “chegará a ser mestre na medida em que esteja em grau de formar discípulos. É mestre aquele que sabe cultivar todo o humano encerrado em um menino ou jovem estudante; aquele que consegue desenvolver no discípulo o caráter humano em todas suas dimensões”.
O Arcebispo participará da Aula Inaugural do Ano Acadêmico da Universidade Católica da Santíssima Concepção o próximo 26 de março com o tema “O futuro do Cristianismo”.