O Secretário de estado do Vaticano, Cardeal Tarsicio Bertone, visitou esta segunda-feira aos 89 jovens que resultaram feridos em uma correria à entrada do estádio de Luanda; e confortou à família de uma das duas moças mortas, ao mesmo tempo que rezou ante os cadáveres.
O Cardeal Bertone foi ao hospital “Maria Pia”, de Luanda acompanhado do Substituto da Secretaria de Estado, Dom Fernando Filoni; o Núncio em Angola, Dom Giovanni Angelo Becciu, e o Arcebispo de Luanda, Dom Damiao Antonio Francklin.
O Cardeal saudou a família de Celine, de 22 anos, uma das duas vítimas. A outra jovem, que ia indocumentada, ainda não foi identificada.
O Cardeal Bertone expressou também à família a dor  e a tristeza do Papa.
Celine, conforme relataram sua mãe viúva e seus quatro irmãos, era uma catequista da paróquia São Pedro de Luanda e poucas horas antes do incidente esteve no templo cumprindo com seu trabalho.
Depois de confortar aos dez membros da família presente, o Cardeal Bertone se aproximou dos cadáveres das duas moças e rezou durante uns minutos.
Os responsáveis pelo hospital informaram ao Cardeal que os 89 feridos não correm perigo, já que nenhum está grave.
O Governo de Angola se comprometeu a ajudar às famílias das duas vítimas. O Vaticano, por sua parte, pediu estar à corrente das investigações sobre as causas do sucesso.
A tragédia se produziu às doze da manhã local, quando se abriram as portas do estádio “Dos Coqueiros” para que ingressassem os milhares de jovens com os que ia se reunir o Papa pela tarde.
A avalanche se produziu na porta número quatro.
O Pe. Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, precisou que não souberam da desgraça até as oito da tarde local, duas horas depois de que acabasse o encontro do Pontífice com os jovens.
As autoridades confirmaram nesse momento a morte à comitiva papal das duas moças em um “incidente”, sem precisar maiores detalhe sobre como se produziu.